Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Tratamento Ortocirúrgico

A cirurgia ortognática é uma opção de tratamento para pessoas que apresentam alterações no desenvolvimento dos ossos da face, indicado quando o tratamento ortodôntico corretivo realizado por meio do aparelho ortodôntico não é suficiente na tentativa de solucionar uma deformidade dento-facial. – normalmente após a fase de crescimento do paciente – uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes.

Algumas das deformidades apresentadas nos ossos da face se originam através de distúrbios de crescimento, síndromes, anomalias ou traumas na face, dentre alguns outros fatores. Sendo assim esta cirurgia tem como objetivo recuperar o equilíbrio anatômico da face do paciente.

Após a primeira analise do ortodontista, o paciente deverá providenciar a documentação ortodôntica completa, para que o profissional, juntamente com o cirurgião buco-maxilo, analisem e determinem as correções necessárias através do tratamento ortodôntico pré-cirúrgico seguido da cirurgia propriamente dita. Ou seja, o ortodontista irá de inicio  movimentar os dentes para posições que serão ideais após a cirurgia e a partir desse ponto o  cirurgião buco-maxilo executará a cirurgia ortognática; confeccionando, primeiramente, modelos de estudo em gesso e montando-os em articuladores a fim de simular o movimento cirúrgico a ser realizado. Após a operação e a recuperação do paciente, o ortodontista poderá realizar os últimos ajustes pendentes na oclusão.

O procedimento cirúrgico é realizado na parte interna da boca, sem deixar qualquer cicatriz na face, e, dependendo do porte da cirurgia, a alta hospitalar é dada ao paciente logo após a recuperação da anestesia. A cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes como melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação, mastigação, digestão e até mesmo no relacionamento social.

Marque logo uma consulta avaliativa. Dê início ao seu tratamento ortodôntico, e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado!