Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Sensibilidade nos dentes e suas causas

A sensibilidade excessiva dos dentes é causada pela exposição dos túbulos dentinários, e é mais comum em adultos devido ao desgaste dos dentes na área cervical – próximo a gengiva – e a retração das gengivas. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, os canalículos dentinários, que conduzem as terminações nervosas desde a polpa, ficam expostos ao meio bucal e causam dor após o contato com substâncias quentes ou frias.

Ignorar a sensibilidade excessiva dos dentes pode acarretar em outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor impossibilitar a escovação correta destes dentes, tornando-os assim suscetíveis a caries e doenças gengivais.

Conheça as causas mais comuns para a sensibilidade excessiva dos dentes

Bruxismo ou Ranger de dentes

O bruxismo causa desgastes no esmalte dos dentes, expondo assim a dentina e aumentando sua sensibilidade.

Refluxo Gastroesofágico

O refluxo causa erosão dental devido a aumento da acidez no meio bucal, fatores que também ampliam a sensibilidade dos dentes.

Doenças gengivais e periodontais

A inflamação do tecido das gengivas e das estruturas que suportam os dentes ocasiona a separação e retração destes, criando zonas vulneráveis que aumentam a exposição e sensibilidade.

Dieta muito ácida

Dietas ricas em refrigerantes e frutas cítricas podem provocar erosões pelo aumento da acidez no ambiente bucal, ocasionando o aumento da sensibilidade dental.

Escovação inadequada

A escovação inadequada dos dentes pode causar retração gengival levando a exposição do colo do dente (início da raiz). Essa exposição dentinária causa uma sensibilidade aguda e dores recorrentes.

O primeiro passo para tratar dentes sensíveis é uma avaliação clinica com o dentista de sua confiança. Após a avaliação ele o auxiliará na escolha do melhor tratamento, até o processo de cura. Vale lembrar que produtos com flúor em gel, enxaguante bucal com flúor, creme dental com baixa abrasividade e demais produtos com fórmulas especialmente direcionadas para dentes sensíveis ajudam a aliviar a dor, mas não implicam na cura do problema. Portanto, não é recomendado que se abra mão do tratamento com o especialista.

Venha conhecer nosso consultório e faça uma avaliação.

Dê início ao seu tratamento ortodôntico e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado!