Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Ronco e Apnéia

O Ronco é o som resultante da vibração das estruturas da garganta durante o sono, e ocorre devido ao relaxamento muscular que dificulta a passagem do ar durante a respiração. Esta condição afeta grande parte da população masculina e feminina, e muitas vezes atrapalha a vida conjugal, o que estimula o indivíduo procurar tratamento.

A apneia é uma condição mais severa em que a musculatura relaxada durante o sono leva a uma obstrução da passagem de ar na região da garganta, o que causa uma situação de falta de ar, fazendo com que o indivíduo muitas vezes acorde como se estivesse sofrendo afogamento. A apneia pode acometer qualquer faixa etária, entretanto o pico de incidência está situado entre 40 e 60 anos. Ela é considerada um problema de saúde pública devido à associação a problemas cardiovasculares e aos riscos de acidentes ocupacionais e automobilísticos causados pela sonolência durante o dia das pessoas acometidas.

Os sintomas relacionados à apneia são: ronco alto e frequente, hiperatividade, irritabilidade, mau humor, sonolência durante o dia, perda de memória e/ou concentração, dor de cabeça matinal, sensação de cansaço, perda da libido (chegando à disfunção erétil), distúrbios de crescimento e/ou aprendizado, engasgo e/ou sufocação, sensação de boca seca, necessidade de urinar várias vezes durante a noite.

Alguns fatores podem predispor o paciente a apneia, entre eles a obesidade, o tabagismo, a ingestão de álcool ou cafeína antes de dormir, uso de medicamentos como sedativos e antidepressivos, excesso de comida antes de dormir, amígdalas e adenóides dilatadas, desvio de septo.

Existem diferentes formas de tratamento para o ronco e apnéia, como utilização de máscara nasal (CPAP), aparelhos intra-orais, tratamento farmacológico, cirurgias, medidas comportamentais – ex. emagrecimento. Dentre essas formas o aparelho intra-oral é um dos mais eficazes, pois promove um posicionamento anterior da mandíbula que permite a abertura do espaço aéreo da garganta desobstruindo a passagem de ar. Esse tratamento somente deve ser instituído após uma criteriosa avaliação profissional que definirá, caso a caso, a melhor forma de tratamento para cada pessoa.

Marque uma avaliação com um profissional e garanta uma noite de sono tranqüila.
Agende sua consulta e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado!