Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Porque devo procurar um ortodontista?

O seu sorriso é o seu melhor cartão de visitas, quanto a isso não existem dúvidas.

Cuidar dos dentes é uma questão de saúde e bem estar, que precisa ser colocada em prática diariamente. Assim como cuidamos do nosso corpo precisamos cuidar da nossa boca!

Se você ainda não se convenceu disso vamos apresentar aqui alguns argumentos para que você entenda a necessidade de cuidar do seu sorriso, e a importância do ortodontista na sua vida.

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma especialidade da odontologia responsável por prevenir e corrigir problemas ortodônticos. Ou seja, problemas relacionados ao posicionamento dos dentes, garantindo a função adequada das estruturas bucais. Essas correções são realizadas através de dispositivos utilizados por um tempo definido de acordo com o caso.

Existem vários tratamentos distintos disponíveis para as correções. Os mais comuns são realizados por meio de aparelhos fixos e móveis. Esses aparelhos são responsáveis por movimentar os dentes individualmente, além de possibilitar alteração do crescimento da mandíbula, corrigindo, assim, as falhas nas arcadas dentais.

Porque devo ir a um ortodontista?

A ditadura da beleza nos remete a padrões estéticos cada vez mais meticulosos, todos buscam a perfeição, seja por satisfação pessoal, ou para impressionar aos que nos rodeiam.  E o sorriso – cartão de visitas – não pode ficar fora desse padrão.

Quanto mais simétrico e branco seus dentes forem, mais bonito seu sorriso será!

Essa busca por perfeição fez lotar os consultórios odontológicos e subiu a demanda dos ortodontistas, mas esse não é o único, nem principal, motivo para se procurar por um ortodontista.

Por volta dos 5-6 anos ocorre a troca dos dentes de leite por dentes permanentes, e a partir dessa idade pode-se dar conta de vários problemas odontológicos, que devem ser avaliados e tratados por um profissional qualificado:

  • Alinhamento: Posicionamento inadequado dos dentes;
  • Diastema: Espaço exagerado entre os dentes;
  • Mordida aberta: Deficiência de contato entre os dentes superiores e inferiores;
  • Mordida profunda: Excesso de contato entre os dentes superiores e inferiores;
  • Mordida cruzada: Quando um ou mais dentes da arcada superior não está recobrindo os dentes da arcada inferior;
  • Face com perfil convexo: Pouco crescimento da mandíbula;
  • Face com perfil côncavo: Crescimento exagerado da mandíbula;
  • Dentes traumatizados ou desgastados;
  • Dores craniofaciais;
  • Doenças periodontais.

Quando a avaliação e tratamento não ocorrem a partir dessa fase da vida da criança os problemas perduram e se agravam, atingindo a fase adulta do indivíduo, e acarretando em diversos outros problemas. Portanto a necessidade de tratamento não só permanece como se agrava.

Quais os benefícios de um tratamento ortodôntico em minha vida?

A mordida irregular pode causar graves problemas à saúde como um todo, não só a saúde de sua boca. Além disso, seu cartão de visitas necessita de cuidados assim como todo o restante de seu corpo.

Relacionamos aqui alguns benefícios do tratamento ortodôntico para lhe provar como os cuidados e tratamentos odontológicos podem melhorar sua vida:

  • Sorriso alinhado: Fazer um tratamento ortodôntico corrigirá o alinhamento dos seus dentes, deixando seu sorriso mais bonito e simétrico.
  • Melhora na respiração: A forma da arcada dentária superior define a forma da cavidade nasal por onde passa o ar que respiramos. Se sua arcada for estreita ela poderá dificultar a entrada adequada do ar pelo nariz durante sua respiração.
    Com a dentição devidamente alinhada e a arcada com dimensões adequadas você perceberá uma melhora significativa em sua respiração.
  • Melhora fonética e digestiva: Dentes posicionados de forma irregular podem não triturar corretamente os alimentos ingeridos, além de atrapalhar a fala. Um tratamento ortodôntico adequado cuidará de melhorar a sua dicção e até sua digestão.
  • Menos cáries e menos doenças bucais: O alinhamento incorreto dos dentes pode dificultar a limpeza diária de seus dentes, acumulando assim resíduos entre eles, aumentando as chances de desenvolver cáries e infecções na gengiva. Através do tratamento ortodôntico seus dentes ficarão na posição correta, permitindo assim a higienização adequada da boca.

Marque uma consulta! Dê início ao seu tratamento ortodôntico e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado.