Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Orientação a Clientes – Cuidados com o Aparelho Fixo

Medidas fáceis podem ser tomadas para evitar que problemas aconteçam com seu aparelho fixo:

– Evite roer unhas, morder canetas, lápis.

– Não mexa ou cutuque o aparelho.

– Evitar o consumo de balas, chicletes e pirulitos, especialmente doces grudentos e duros demais.

– Corte em pedaços pequenos frutas e vegetais mais duros, como maça e cenoura.

– Utilize da cera ortodôntica para evitar feridas na boca e na parte interna da bochecha caso o fio ortodôntico se solte de algum Tubo ou Bracket.

– Comunique assim que possível ao seu ortodontista qualquer dano ou se achar que alguma coisa no aparelho ortodôntico está diferente/errada.

– É normal sentir uma pequena mobilidade nos dentes no percurso do tratamento.

– No ínicio do tratamento e de depois de cada manutenção, o aparelho ortodôntico pode fazer com que os dentes fiquem doloridos. Isso é normal e melhora em cerca de 3 dias.

– No caso de desconforto é essencial fazer a alimentação com alimentos de fácil ingestão, de preferência líquidos ou pastosos.

 

Escovação:

– Uma boa higienização é fundamental para quem está em tratamento ortodôntico. Deve-se escovar os dentes após todas as refeições e, pelo menos uma vez ao dia, é essencial o uso de fio dental e do colutório bucal. O colutório ajuda a reduzir a flora bacteriana facilitando a remoção da placa bacteriana. Boa escovação, uso do fio dental e colutório bucal são imprescindíveis para o sucesso do tratamento.

– Na hora de escovar os dentes, o paciente deve separar a escovação em 2 etapas: Escovação dos dentes e do aparelho ortodôntico. Para obter uma boa higienização, a escovação deve ser feita de dois em dois dentes, como mostram as figuras abaixo:

Primeiro escove sobre os dentes e a gengiva. Depois escove sobre o aparelho ortodôntico.

 

– A placa se forma sobre o aparelho ortodôntico, como também no esmalte dental, por isso é necessário escovar em etapas o aparelho ortodôntico e os dentes.

– O ideal é que você siga sempre uma ordem, de sua preferência, na hora de escovar seus dentes, pois assim irá se acostumar e não esquecerá de fazer todas etapas da escovação.

– Escovas macias e com cerdas retas (evite escovas com cerdas cruzadas ou tortas) são indicadas para uma boa escovação, elas são eficazes e não machucam a gengiva.

– Durante a escovação, sempre faça movimentos circulares e da gengiva para a superfície mastigatória em grupos de dois em dois dentes. Tais movimentos devem ser feitos entre as gengivas e os braquetes, por cima dos braquetes e no restante dos dentes. Estes movimentos devem ser feitos tanto na parte externa, como na parte interna de todos os dentes.

– Na região oclusal (face do dente que usamos para mastigar os alimentos) o movimento de escovação a fazer é o de vai-vem, como mostra a figura:

Movimentos em Zig-Zag na escovação da região Oclusal.

 

 Fio Dental

– Para facilitar o uso do fio dental existe um acessório chamado passa fio. Este acessório é parecido a uma agulha de costurar, feito de plástico maleável e facilita a passagem do fio dental entre o Fio Ortodôntico e o dente como mostra a figura abaixo:

Passe o fio dental como indica a foto, depois prossiga com a utilização convencional.

– Depois de passar o fio dental por entre o Fio Ortodôntico e os dentes, o paciente deve continuar a utilização do fio dental normalmente conforme orientação profissional.