Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Como escolher um ortodontista

Existe no mercado uma gama de dentistas especializados em tratamentos ortodônticos, e escolher um deles para estar à frente do seu tratamento não é uma tarefa fácil.

Pensando nisso relacionamos aqui algumas dicas para você escolher um bom profissional e garantir a eficácia do seu tratamento. Afinal, seu sorriso é o seu melhor cartão de visitas!

  1. Apesar de não haver lei vigente que proíba aos clínicos a realização e acompanhamento dos tratamentos ortodônticos, sem dúvidas somente um especialista desempenhará bem essa função. A especialização implica em 2 ou 3 anos de estudos após a formação acadêmica para aprendizagem da Ortodontia, já que na graduação tem-se apenas um visão superficial da especialidade.
  2. A consulta inicial e a documentação ortodôntica solicitada pelo especialista são de extrema importância. Sem esses exames é inviável analisar, planejar e executar o tratamento de forma adequada.  Essa pasta de exames normalmente é composta por modelos dos dentes, fotografias dos dentes e da face, e radiografias da cabeça, face e dentes.
  3. Verifique se os materiais utilizados pelo ortodontista e seu auxiliar foram devidamente esterilizados antes do uso – inclusive alicates, se as luvas foram trocadas, e se os pacotes contendo os demais materiais são abertos na sua frente.
  4. Não existem tratamentos e técnicas milagrosas na ortodontia. O diferencial em cada tratamento é a formação e experiência do profissional que o coordena.
  5. Um tratamento ortodôntico é muito mais que alinhar os dentes e cultivar um belo sorriso. Na verdade essas são as consequências de um tratamento bem feito, que deve ter como foco a correção da mordida, evitando novos problemas faciais e na articulação da cabeça com a mandíbula
  6. Os casos que envolvem dentes impactados, cirurgias ortognáticas e casos com perda óssea envolvem tratamentos de maior complexidade, o que existe do profissional maior experiência e habilidade.

Venha conhecer nosso consultório e faça uma avaliação.

Dê início ao seu tratamento ortodôntico e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado!