Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Bruxismo na Infância

O bruxismo não é um problema exclusivo de adultos. Muitas de nossas crianças sofrem com o ranger de dentes, principalmente enquanto dormem.

Quais as causas do ranger noturno de dentes?

O bruxismo do sono naturalmente se associa as várias condições:

• Obstrução de vias aéreas;
• Apnéia do sono;
• Refluxo gastresofágico;
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
• Crianças com retardo mental, estresse pós-traumático e na bulimia nervosa.

Como detectar o bruxismo nos pequenos?

Ao longo do sono é possível perceber que a criança emite um som diferente do habitual, provocado pelo atrito entre os dentes. Essa informação, aliada a avaliação clinica realizada pelo dentista, é fundamental para o diagnostico. Ainda assim, o diagnostico mais preciso se dá através de uma polissonografia – exame que monitora o sono do paciente.

Bruxismo tem cura?

Essa resposta só poderá ser dada após o diagnostico efetivo da causa. Pois é necessário controlar e contornar os fatores que condicionam o paciente a essa situação.

Existe tratamento?

O tratamento do bruxismo é multidisciplinar, pois é necessário identificar e controlar os fatores associados e tratá-los um a um. Já o tratamento odontológico do bruxismo consiste em proteger as estruturas dentárias com um dispositivo bucal que deve ser usado durante o sono, controlar problemas gengivais oriundos, restaurar dentes fraturados, melhorar a oclusão quando necessário.

O bruxismo pode acarretar problemas odontológicos?

O atrito causado entre os dentes pode acarretar na perda de tecido dentário, e uma vez desgastado o dente não se recupera. Até mesmo o processo de restauração se torna pouco eficaz nesses casos.

Além disso, o bruxismo pode causar ainda dores na cabeça, mandíbula e face, aumento da sensibilidade dentária, alterando a postura de língua, causando transtornos alimentares e alterações na estrutura óssea da face (geralmente devido a crescimento excessivo dos músculos mastigatórios).

Existe algum tipo de prevenção contra o Bruxismo?

Não existe um procedimento padrão quando se trata de preventivo para o bruxismo. Entretanto, após a identificação dos fatores que desencadeiam o distúrbio, o dentista fará as devidas orientações no sentido de evitar os problemas desencadeados pelo bruxismo.

Observe o sono de seu filho.

Garanta a ele um desenvolvimento saudável e satisfatório. Agende sua consulta!

Faça um comentário