Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn

Aparelhos invisíveis, o conforto estético que você queria

aparelhos invisíveis

Os Aparelhos invisíveis são na verdade placas transparentes (lembram aquelas utilizadas para clareamento dental) que conduzem gradativamente os dentes para a posição correta, garantindo ao paciente todos os benefícios de um sorriso perfeito, sem os incômodos dos aparelhos tradicionais.

Como funcionam os alinhadores invisíveis?

Existem diferentes tipos de alinhadores invisíveis. Todos são feitos a partir dos modelos de gesso das arcadas dentais dos pacientes sobre os quais são aplicados placas de material plástico tipo acetato. Essas placas podem ser confeccionadas pelo próprio profissional (caso do Essix Clear Align), ou devem ser enviadas a laboratório específico para sua confecção (Invisalign, Ortho aligner).

O tratamento baseia-se na utilização de jogos de placas transparentes (alinhadores), feitos sob medida para cada paciente, que movimentam e reposicionam os dentes gradativamente.

Por se tratar de placas confeccionadas com material plástico que envolvem os dentes, alguns cuidados devem ser tomados pelo paciente no dia a dia:

  • É necessário retirar os alinhadores para fazer suas refeições, e durante o processo de higienização bucal (escovação e fio dental);
  • Os alinhadores devem ser trocados ou ajustados a cada duas semanas;
  • O progresso do tratamento deve ser analisado regularmente pelo ortodontista.

Porque escolher o aparelho invisível?

Esse é o modelo de aparelho que garante ao paciente comodidade e discrição ao longo do tratamento, pois:

  • A maioria das pessoas a sua volta não perceberá que você está em tratamento;
  • As placas não interferem no seu estilo de vida;
  • Não existirão fios ou metais irritando sua boca ou atrapalhando o processo de mastigação.

Como faço para começar a usar?

As placas alinhadoras são recomendadas para a correção de pequenas falhas. Por esse motivo não são indicadas para todos os casos. Somente através de uma consulta com o ortodontista, na qual ele avaliará seu caso em particular, a melhor opção para seu tratamento poderá ser apresentada.

Após essa análise e acordada a melhor opção de tratamento, seu ortodontista fará moldagens de seus dentes e confeccionará (Sistema Essix) ou enviará para a confecção das placas alinhadoras (Invisalign, Ortho aligner). De posse de suas placas você as utilizará durante o dia e a noite por aproximadamente 2 semanas até a próxima consulta, removendo-as somente para comer,  e durante o processo de higienização de seus dentes.

Os tratamentos realizados com esse modelo de aparelho são geralmente mais rápidos que aqueles com aparelho fixo, mas podem variar caso a caso. Ao longo desse período você visitara seu ortodontista em intervalos regulares para ajustes e acompanhamento da evolução de seu tratamento.

Ao finalizar o uso da série de alinhadores, seu tratamento estará completo e seus dentes alinhados, garantindo a você um lindo sorriso!

Marque uma consulta. Dê início ao seu tratamento ortodôntico e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado!