Início Dr. Cláudio Contato Blog do Dr. Cláudio Links Facebook LinkedIn
Aparelho móvel após o tratamento ortodôntico

Aparelho móvel após o tratamento ortodôntico

Após a retirada do aparelho fixo tem inicio a fase de contenção. Nessa fase é realizado um trabalho visando manter os dentes nas respectivas posições conseguidas com o aparelho fixo, pois a tendência natural dos dentes é tentar voltar para a posição que estavam antes da realização do tratamento ortodôntico.

O paciente deve estar ciente de que o tratamento ortodôntico possui duas fases distintas:

Fase 1 – Tratamento ativo: Período em que o paciente está em tratamento com o aparelho fixo.

Fase 2 – Tratamento passivo: Período de contenção que tem como objetivo manter os dentes na mesma posição obtida através da fase 1.

Ainda que o aparelho fixo seja capaz de mover os dentes conforme as necessidades do tratamento, é importante lembrar que ele não garante a imobilidade dos dentes, pois eles continuam se movimentando, por influência dos processos de fala e mastigação, além dos músculos mastigatórios. Por isso o tratamento ortodôntico não termina com a remoção do aparelho fixo. Na verdade ocorre apenas a mudança de fase.

Muitos pacientes resistem à utilização do aparelho móvel e acabam tendo que recolocar o aparelho fixo nos dentes, pois eles tendem a voltar à posição inicial incorreta. Ou seja, a fase de contenção é tão importante, e demanda tantos cuidados, quanto a fase do tratamento com o aparelho fixo ou o processo de higienização da boca e dos dentes.

Fique atento às nossas dicas e mantenha a sua saúde bucal em dia.
Marque uma consulta! Dê início ao seu tratamento ortodôntico e depois volte ao nosso blog para nos contar o resultado.